SPIRAL CRIATIVA:NEGÓCIOS E IMPACTOS CONECTADOS

Nesse momento vivemos uma profunda crise de valores no setor empresarial brasileiro e mundial – a definição do que é o sucesso para cada negócio tem gerado impactos negativos para o meio ambiente e para a sociedade; um reflexo de nossa evolução enquanto humanidade.

 

O sistema global orientado pelo paradigma da escassez, que parte do princípio que não há o suficiente para todos, tem suas origens no medo – muitas vezes inconsciente - mas que acaba por definir o comportamento e controlar a sociedade através da constante competição e egoísmo.

 

Quando cada um está a defender “o seu ganha pão”, lutando para sobreviver em um ambiente hostil, não há espaço-tempo para pensar o outro, o coletivo, o meio-ambiente, e a inovação e a criatividade são orientadas a partir de métricas de superação da concorrência e da economia, com a desonestidade e a corrupção como moedas de troca. 

 

Por outro lado, quando a chavinha da escassez é desligada, o paradigma vigente passa a ser o da abundância, e é nesse momento que reconhecemos, conscientemente, que o universo é abundante em todos os sentidos, nos suprindo com mais que o suficiente para que todos gozemos de uma vida plena, próspera e feliz.

 

 

Ao invés de sermos movidos pela competição, o trabalho coletivo, a co-criação, o empreender em rede trazem consigo novos valores que são implantados organicamente no modelo de governança da empresa, e o sucesso passa a considerar o bem estar da sociedade e do planeta, além do êxito econômico de sua própria cadeia diretamente impactada.

 

Assim, a Spiral Criativa reconhece que o setor privado, além de gerar riquezas, tem um enorme potencial de gerar o desenvolvimento da sociedade, de possibilitar a todas as pessoas ao redor do mundo uma significante melhoria em sua qualidade de vida, respeitando o meio ambiente e agindo de forma ética, transparente e sustentável.

 

Acreditamos que quando a criatividade humana está  a serviço da sociedade e meio-ambiente, a prosperidade, todo o potencial de inovação e a maximização de valores retornados a toda a nossa cadeia - colaboradores, investidores, consumidores e comunidade – é uma realidade.

 

X